Bracell apresenta caminhão acima de 40 toneladas 100% elétrico | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

Bracell apresenta caminhão acima de 40 toneladas 100% elétrico

Iniciativa pioneira tem como objetivo reduzir as emissões de carbono e ajudar a combater as mudanças climáticas

Enviado por: Redação | @jornalportuario
2346 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A Bracell, uma das maiores empresas de celulose do mundo, iniciou a operação de um caminhão elétrico movido a energia limpa e renovável, como parte das ações para diminuir o impacto de sua operação logística na sua planta industrial em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo.

Os caminhões elétricos não são exatamente uma novidade no transporte das grandes cidades, onde alguns caminhões pequenos e utilitários já funcionam com tecnologia 100% renovável. No entanto, grandes veículos, como o da Bracell – um modelo 6x4 da chinesa CAMC capaz de transportar 30 toneladas de carga – ainda são raros no país.

“Está na essência da Bracell fazer a sua produção ser o mais sustentável possível. Já usamos o modal ferroviário, mas no rodoviário, ainda não tínhamos boas opções para a frota com caminhões desse tamanho”, conta Alberto Pagano, head de supply chain da Bracell.

Neste projeto piloto, o veículo da companhia faz o trecho entre a linha de produção e o terminal intermodal da empresa – um trecho de cerca de 40 km, onde os fardos de celulose seguem embarcados em trens da companhia MRS até o Porto de Santos.

A autonomia das baterias de íons de lítio e ferro do caminhão é de 220 km, com velocidade média de 80 km/h. Uma das coisas que chamam a atenção é o tempo de recarga, de apenas 1 hora e meia.

Foco em ESG

Pagano, que há mais de 20 anos atua no setor de logística, conta que a sustentabilidade é, de fato, um dos principais pilares da empresa. “Hoje, o tema é o primeiro critério para se organizar a logística da operação. Fico muito feliz de ajudar a Bracell a estar na vanguarda desse processo”.

Além de ter iniciado a eletrificação da frota, a Bracell é comprometida com uma produção verdadeiramente sustentável baseada em uma operação positiva para o clima e livre de combustíveis fósseis. A empresa inclusive mantém metas de consumo de diesel para os motoristas, exigindo profissionais cada vez mais qualificados e bem treinados com foco em sustentabilidade.

O abastecimento do caminhão elétrico da Bracell, que é pilotado por uma mulher, também é feito de maneira sustentável. A indústria usa sua própria energia verde (100% renovável) à base de subprodutos da madeira: biomassa de eucalipto e licor negro, gerando vapor que alimenta os turbogeradores de energia.

Além de alimentar a própria fábrica, a energia excedente na ordem de 150 a 180 MW é apta para a comercialização e disponibilizada para o Grid nacional, suficiente para atender ao consumo de 750 mil residências, ou seja, aproximadamente 3 milhões de pessoas por um ano.

Segundo a empresa, em comparação a um caminhão movido a diesel do mesmo tamanho, a economia de carbono equivalente despejado na atmosfera pode chegar a 132 toneladas por ano. A ideia é, aos poucos, substituir toda a frota de 30 caminhões da Bracell por veículos elétricos.

Fonte: Clipping | Fotos / Divulgação / Créditos: Bracell

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

Possibilidade de Análise Concorrencial em Outorgas Preocupa TUPs