USP e Fundação Vanzolini estudam viabilização de importação de fertilizantes no Porto de Santos | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

USP e Fundação Vanzolini estudam viabilização de importação de fertilizantes no Porto de Santos

O objetivo é superar desafios logísticos, aumentar a oferta...

130 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Um estudo de viabilidade técnica para a inclusão das operações de importação de fertilizantes na região do Porto de Santos, chamada Outeirinhos — área altamente produtiva do terminal — utilizou modelos matemáticos criados por especialistas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, do Departamento de Engenharia de Produção (PRO) e da Fundação Vanzolini. O objetivo é superar desafios logísticos, aumentar a oferta e facilitar o escoamento desse tipo de produto no local.

O estudo foi desenvolvido para a Hidrovias do Brasil e contou com a participação de uma equipe de consultores da Fundação Vanzolini e do Centro de Inovação em Logística e infraestrutura Portuária da Universidade de São Paulo (CILIP).

A empresa Hidrovias do Brasil prevê que, com as medidas implantadas, o terminal por ela administrado possa chegar ao volume de importação de fertilizantes na casa 3,5 milhões de toneladas por ano. Com a projeção de cerca de 500 mil toneladas sendo movimentadas por meio o modal ferroviário após a integração.

PUBLICIDADE

Siga-nos

O Porto de Santos, em 2023, foi responsável por movimentar quase 1,5 milhões de toneladas do produto. E, em 2024, o Brasil registrou um volume recorde na importação no mês de janeiro, com um total de 2,77 milhões de toneladas de fertilizantes.

De acordo com o professor doutor Daniel Mota, do PRO, os especialistas “lançaram mão de modelos matemáticos capazes de dimensionar o sistema, analisar a capacidade de recebimento, armazenamento e expedição do terminal para medir tanto o impacto da inclusão deste novo tipo de carga (fertilizante) como a interferência desta nova operação nas empresas que hoje atuam na região”.

Nos últimos anos o mercado mundial de fertilizantes enfrenta desafios onde, em momentos de crise, como a Pandemia de covid-19 e o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, chegou-se a interromper essa cadeia de suprimentos. Ou seja, a logística de Outeirinhos é importante para o fornecimento de um dos principais insumos do agronegócio brasileiro.

A partir desse estudo os especialistas projetam o aumento da importação de fertilizantes no terminal portuário, algo que aproveitará a estrutura logística que antes era fundamentalmente dedicada ao açúcar, soja e milho.

No projeto, as empresas identificaram padrões operacionais que devem ser considerados para que a inclusão deste novo produto gere o mínimo de prejuízo aos operadores que hoje atuam na região.

 

Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:

 

Icone whatsapp

O canal do Jornal Portuário chegou no WHATSAPP!
Entre agora mesmo!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

1956: O Nascimento da Conteinerização