Porto do Açu inicia obras no cais e dragagem para expansão do Terminal Multicargas | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

Porto do Açu inicia obras no cais e dragagem para expansão do Terminal Multicargas

Até o fim deste ano, área de cais operacional contará com 500 metros...

95 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O Porto do Açu iniciou este mês as obras para a expansão do cais e a dragagem para implementação de um segundo berço de atracação para o Terminal Muticargas (T-MULT). A conclusão dessa fase da expansão, prevista para o próximo semestre de 2024, permitirá a operação de dois navios de grande porte simultaneamente.
 
O cais operacional passará de 340 metros para 500 metros. A obra de dragagem, que teve início em fevereiro, garantirá que a totalidade do cais operacional tenha a mesma profundidade de calado que é de 13,1 metros.   Com isso, a capacidade de movimentação do terminal, já num primeiro momento, aumentará para 2,7 milhões de toneladas ao ano. “Considerando também a expansão da área de armazenagem, poderemos duplicar essa capacidade de movimentação ao longo dos próximos anos, chegando até 5 milhões de toneladas, que é o que uma operação simultânea de dois navios possibilita”, detalha João Braz, diretor Comercial e de Industrialização do Porto do Açu.  

Siga-nos

O executivo explica, ainda, que a capacidade de expansão do T-MULT o diferencia dos demais terminais brasileiros: “No Brasil não há terminais instalados fora dos centros urbanos, sem congestionamento nos acessos terrestres e marítimos e, ainda, com a capacidade de expandir o tamanho como temos no Açu”, avalia.
 
O investimento na etapa em andamento de ampliação do cais e de dragagem supera os R$ 100 milhões. Contudo, o projeto completo de expansão, que engloba pátios de armazenagem, galpões, infraestrutura para estocagem e novos equipamentos, poderá somar R$ 300 milhões ao longo de três anos. Serão 200 mil metros quadrados de área total de armazenagem “Estamos investindo para garantir o nível de serviço que oferecemos aos nossos clientes. O T-MULT tem demonstrado eficiência para trazer mais carga”, destaca João Braz.


 
Em 2023, o terminal movimentou 2,1 milhões de toneladas, o que representou incremento de 33% em relação ao mesmo período em 2022. No último ano, foram adicionadas novas cargas ao portifólio, incluindo briquetes de minério de ferro, soja, milho para exportação, além de sal recebido por cabotagem. O T-MULT conquistou, ainda sete novos clientes, totalizando 55 no portfólio. O terminal opera há oito anos, movimentando granéis sólidos e carga de projeto e teve uma alavancagem (ramp-up) de 43% ao ano (conforme CAGR – taxa composta de crescimento anual).
 
A ampliação do cais aumenta a capacidade operacional do terminal para atender as operações de coque, carvão e, também, abre espaço para novas cargas relacionadas ao agronegócio, incluindo a movimentação de grãos e fertilizantes. Desde 2020, o Porto do Açu colocou o Rio de Janeiro no mapa dos agronegócios do Brasil – que até então era o único estado que não realizava a movimentação de fertilizantes desde a costa da Bahia até o Rio Grande do Sul.

Além disso, a expansão do T-MULT prevê captar a demanda para escoar minerais raros, essenciais para a transição energética, como concentrado de lítio e cobre utilizados na fabricação de baterias para veículos elétricos. “Nossa localização é estratégica. Conectamos os principais centros urbanos do país com o mundo”, conclui João Braz.
 
Sobre o Porto do Açu
Localizado na região norte do Rio de Janeiro, o Porto do Açu é o maior complexo porto-indústria da América Latina. Em operação desde 2014, é administrado pela Porto do Açu Operações, uma parceria entre a Prumo Logística, controlada pelo EIG, e o Porto de Antuérpia-Bruges Internacional. Ao todo já são 22 empresas já instaladas e entre clientes e parceiros, sendo várias delas companhias de classe mundial. Com atividades de minério, petróleo e gás consolidadas e em expansão, o Açu pretende acelerar a industrialização com foco em projetos de baixo carbono, sendo reconhecido como o porto da transição energética no país.

 

Fonte: AscomPress Reliase/Clipping | Foto: Divulgação

 

Icone whatsapp

O canal do Jornal Portuário chegou no WHATSAPP!
Entre agora mesmo!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

Possibilidade de Análise Concorrencial em Outorgas Preocupa TUPs