Autoridade Portuária da Baía da Babitonga - Desafios e Oportunidades”, foi o tema da palestra institucional apresentada pelo gerente de Infraestrutura do Porto de São Francisco do Sul, Guilherme Custódio de Medeiros. O complexo portuário de São Francisco do Sul, ou da Babitonga, engloba o porto público, mais o terminal de uso privado (TUP) Porto Itapoá e áreas arrendadas. Ao todo são sete berços.
O porto tem sua gestão delegada ao governo do Estado por meio da empresa pública SCpar Porto de São Francisco do Sul e vários desafios, principalmente relacionados a obras de infraestrutura. Para manter a eficiência e a segurança da navegação, dois berços de atracação tiveram seu processo de dragagem concluído há pouco. O serviço foi realizado durante o mês de abril e consistiu na manutenção da profundidade dos berços 301 e 302 do Terminal Santa Catarina (Tesc), área arrendada há mais de duas décadas no complexo portuário do Norte catarinense. Foram dragados aproximadamente 100 mil metros cúbicos de sedimentos, equivalente à capacidade de transporte de 2 mil caminhões trucados.
No entanto, há ainda desafios pela frente. Custódio destaca a curto prazo a liberação dos novos gates do porto, o programa de batimetria continuada, dragagens de manutenção das profundidades e obras de derrocagem de formação rochosa nas proximidades do berço 1. A médio prazo ele prevê o aprofundamento e alargamento do canal externo do complexo portuário, em parceria com o TUP Porto Itapoá e o arrendamento do terminal graneleiro. A longo prazo a gestão do porto tem o desafio de construir o cais do berço 401.
Movimentação
Entre os 35 portos públicos do Brasil, o Porto de São Francisco do Sul foi o que teve o melhor desempenho percentual no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O porto público movimentou 3,75 milhões de toneladas de mercadorias, nestes primeiros 90 dias do ano, um aumento de 24,5% com relação a 2022.
Já o Porto Itapoá bateu seu recorde histórico de movimentos de contêineres no mês de março. Foram 51.615 movimentos ao todo, superando o mês de julho de 2022, quando 49.762 contêineres foram movimentados. O mês fechou um trimestre bastante produtivo, com 138.255 contêineres movimentados, número 14,5% maior do que o mesmo período do ano passado.
Fonte: Portos & Costas Brasil | Fotos / Divulgação / Créditos:
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